MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
PET Timóteo
CEFET-MG

Caixa de Areia de Realidade Aumentada

Última modificação: Quinta-feira, 14 de setembro de 2023

A Caixa de Areia Interativa (AR Sandbox) consiste de uma caixa contendo areia (ou outro material equivalente, como  serragem por exemplo) monitorada por um sensor topográfico (no caso será utilizado o Kinect da Microsot) e um projetor de imagem que reproduz o relevo sobrepondo uma imagem projetada com superfície na caixa. O monitoramento é transmitido para o um computador que processa os dados e produz uma imagem composta de um mapa de cor e curvas de nível para diferentes níveis de altura topográfica. A modificação do relevo da areia na caixa é transmitida para o computador que faz a atualização das curvas de nível e cores projetadas quase que em “tempo real”.

Neste projeto pretende-se replicar um projeto AR Sandbox e a partir disto desenvolver atividades didáticas para experimentar possibilidades de aplicações no ensino e promover o estímulo ao desenvolvimento e acesso de novas tecnologias educacionais.

O projeto está em fase de desenvolvimento, tendo sido construído um primeiro protótipo (veja fotos acima e o vídeo a seguir com os primeiros testes) que permita avaliar as funcionalidades dos softwares e também conhecer melhor os requisitos, possibilidades e dificuldades.

Na imagem abaixo, estudantes do curso técnico em Química interagindo com a caixa de areia de realidade aumentada num intervalo de aula. Assim, o PETIT promove a aprendizagem fora do espaço formal da aula e desperta o interesse dos alunos dos cursos técnico e graduação para atividades de pesquisa e aprendizagem.