MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
PET Timóteo
CEFET-MG

Organização, promoção e participação em eventos

Última modificação: Terça-feira, 6 de setembro de 2022

Coordenação: Carlos Frederico e João Batista

No PETIT são desenvolvidas atividades de ensino, extensão e pesquisa, com foco tanto em atividades voltadas à comunidade interna como em ações para a comunidade externa ao CEFET-MG. Esta atividade estabelece a relação com a sociedade, implementa ações previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e espera contribuir para atrair novos alunos e reduzir a evasão.


Semana Acadêmica da Engenharia Metalúrgica

A 1ª Semana Acadêmica de Engenharia Metalúrgica (1ª SAEM) é uma iniciativa dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar de Timóteo (PETIT).

Semana de Acolhimento

Os integrantes do PETIT promovem semestralmente uma atividade de acolhida aos estudantes ingressante nos cursos do campus. Nela, o grupo é apresentado e os estudantes ficam sabendo como poderão participar no futuro como parte da equipe.


Ciclo de Seminários do CEFET-MG Timóteo

O grupo PETIT organiza e promove palestras abertas ao público em geral (mediante inscrição devido ao espaço disponível). Inicialmente, devido à pandemia COVID-19 os eventos foram online com link divulgados aos inscritos. Com a volta do ensino presencial as palestras também voltaram a ser presenciais. A divulgação em geral ocorre no site do campus, no Instagram:@petit.cefet e na página de eventos deste site. Esta iniciativa busca:

  • Promover o contato dos estudantes do campus com pesquisas desenvolvidas tanto por pesquisadores do campus quanto de outros campi ou instituições.
  • Promover palestras relacionados ao mercado de trabalho e desenvolvimento profissional

Visitas

Realização de visitas técnicas a instituições de interesse dos estudantes e também recepção de estudantes de escolas da região para conhecer os cursos e o campus.

Participação em encontros, congressos, colóquios e seminários

A equipe do PETIT é estimulada a participar de eventos que contribuam para sua formação acadêmica mais ampla. Por exemplo, participar de:

  • Apresentações de TCC, qualificação e defesa no POSMAT, e demais apresentações acadêmicas;
  • Envolvimento na META e semana C&T;
  • Encontros de grupos PET: INTERPET – CEFETMG; Sudeste PET; ENAPET